O grupo

Recebemos com muito carinho a participação de todos em nossos encontros em grupo! É bem-vindo quem já participou e também quem ainda está por vir. Pode vir com bastante curiosidade ou apenas com vontade de experimentar algo novo. Em especial, são bem-vindos aqueles que já sentem-se prontos para trazer seus temas e entrar em contato com esta força que atravessa o tempo e com muita simplicidade transforma a dor em caminho de solução.

Talvez participar de um grupo terapêutico seja algo novo para você ou, apesar de já ser algo conhecido, você ainda esteja em dúvida. Esclarecemos aqui algumas dúvidas frequentes que recebemos nos últimos tempos em nossas redes sociais ou encontros.

1. Nunca participei de um grupo e não conheço “constelação”. É preciso alguma formação específica para participar?

Não é necessário ter qualquer formação especial. Os encontros de constelações sistêmicas são abertos à comunidade em geral, onde são bem-vindas quaisquer pessoas interessadas em conhecer e até participar das práticas.

2. Gostaria de participar do grupo como cliente, mas tenho medo de falar sobre minha vida particular na frente de estranhos.

Antes do atendimento no grupo há uma entrevista individual a fim de auxiliar o cliente a encontrar a definição do tema ao qual busca solução. Esta entrevista preserva o cliente diante do grupo, revelando no encontro o mínimo de informações necessárias ao trabalho de constelações sistêmicas.
Compartilhar parte de sua história ou tema pode ser bastante terapêutico. Convidamos a vir, mesmo que esse medo venha junto. A cada encontro o grupo é preparado para respeitar e acolher o cliente, sem julgamentos ou comentários de sua intimidade.

3. Quero apenas assistir. Existe algum custo para isso?

A participação assistindo ao grupo ou como representante é gratuita. Você pode trazer alguém para lhe fazer aquela companhia solidária a conhecer algo novo, mesmo que esta pessoa não tenha sido chamada no evento da página ou e-mail.

4. O que significa “ser representante”?

Numa constelação sistêmica são colocados participantes do grupo como representantes a elementos do tema do cliente. Os representantes mostram através de seus movimentos as conexões da constelação do cliente. É um trabalho de entrega pessoal – como se você se emprestasse por algum tempo ao sistema do outro. Isso promove uma consciência especial sobre si mesmo e suas conexões com os outros (da sua própria família ou não).
É uma participação voluntária. É possível apenas assistir à constelação, sem representar. Nas constelações, tanto o cliente e seu sistema quanto os representantes e quem assiste são beneficiados.

5. Quero “constelar” um problema meu no grupo de vocês. Com quem agendo? Quanto custa?

O atendimento é contratado com antecedência, seguindo nossas datas e vagas disponíveis. Trabalhamos com uma equipe de quatro profissionais e você pode escolher com quem teve maior afinidade ao ler nossos currículos resumidos ou nos conhecendo em algum dos encontros do grupo de constelações. Para reservas, valor, forma de pagamento e mais informações entre em contato conosco!
Aconselhamos que venha conhecer o trabalho pessoalmente para avaliar através da experiência prática se quer este investimento pessoal e financeiro para si neste momento.

6. Em quantos encontros preciso participar?

Sua participação num encontro não implica num compromisso em estar presente nos próximos. Você pode vir quantas vezes quiser ou puder. No momento, organizamos encontros quinzenais.

7. Existe algum limite de idade para participar?

Esta não é uma prática adequada para crianças, a não ser que seja oferecido um workshop específico para esta fase. Acreditamos que se possa participar a partir de 15 ou 16 anos, sem idade máxima limite.

8. É preciso ir com roupas de ginástica ou coisa parecida?

Não é necessário. Atuando como representantes movimenta-se bastante, então recomendamos o uso roupas confortáveis. Muitas vezes tiramos os sapatos para ficar mais à vontade, mas isso também não é obrigatório.

9. A participação neste grupo confere certificados ou faz parte de formação de terapeutas?

Não. Até este momento trabalhamos com o grupo terapêutico aberto que não tem o objetivo de formação em Constelações Sistêmicas.

Ainda em dúvida? Estamos à disposição para esclarecimentos!
Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *