Um trabalho tão simples e essencial que a linguagem se perde para explicar: as Constelações Sistêmicas.

A essência do trabalho de Constelações Sistêmicas está na harmonização de um indivíduo com seu próprio lugar na vida. Esta abordagem atua respeitando os vínculos de pertencimento, a hierarquia e o equilíbrio nas relações de um sistema familiar ou profissional. Também considera além da consciência individual, campos mais amplos de consciência coletiva, que une todos os membros de um grupo ou clã familiar, e ainda uma consciência maior, que une a vida como um todo.

Assim, o problema ou tema que o cliente deseja solução está interconectado a inúmeros eventos atuais, bem como são consequências de circunstâncias anteriores, até de gerações anteriores. A repetição de padrões relacionais não saudáveis, sintomas e falta de saúde, problemas profissionais ou falta de dinheiro, por exemplo, são frequentemente formas inconscientes de seguir o destino difícil de seus pais ou outros membros desta consciência coletiva.

No trabalho em grupo de Constelações Sistêmicas, participantes são colocados como representantes aos elementos do tema do cliente. O cliente, em contato emocional com aquilo que deseja trabalhar, posiciona cada representante – ou constela – no espaço da sala. Então, os representantes deixam seu corpo à disposição, sem intenção ou interpretação. Os poucos obedecem apenas aos movimentos inconscientes, como olhar numa direção, caminhar lentamente, sentar-se e até sentir reações emocionais. Esta participação ajuda o cliente e o sistema, mas também afeta o próprio representante em suas conexões. Assim, todos que participam no grupo recebem o efeito desta harmonização.

E como se alcança a harmonia através das Constelações Sistêmicas? Reconectando aquilo que havia sido excluído ou rompido. E esta é uma compreensão que só pode ser feita pela experiência. Por isso, deixo o nosso convite para conhecer e experimentar estes campos de consciência.

A Escola Curitibana de Constelações Sistêmicas organiza encontros de Constelações Familiares e Organizacionais quinzenalmente. Os grupos de constelações são abertos a todos que desejam conhecer esta abordagem de harmonização.

Quando compreendemos as leis sistêmicas que permitem que o amor se expanda, podemos ser capazes de ajudar as famílias e os indivíduos a encontrar soluções. É comovente observar quando os clientes se deparam com as Ordens do Amor, a dissolverem-se espontaneamente num amor suave e íntimo, mesmo depois de uma vida inteira de ódio, raiva e abuso.

Bert Hellinger

O que é maior nos seres humanos é aquilo que os fazem iguais a todos os outros. Tudo mais que desvie, para cima ou para baixo, do que é comum a todos os seres humanos faz-nos menos humanos. Se soubermos isto, poderemos desenvolver um profundo respeito para com cada ser humano.

Bert Hellinger

Quando a família é colocada em sua ordem natural, o individuo pode afastar-se dela enquanto sente às suas costas a força que dela emana. Somente quando os vínculos familiares são reconhecidos, a responsabilidade é vista com clareza e compartilhada entre todos é que o individuo se sente aliviado e pode seguir seu próprio caminho, sem sentir sobrecarregado e afetado pelo que aconteceu anteriormente.

Bert Hellinger

Como participar do grupo de constelações Sistêmicas?  Saiba Mais